O mercado do vôlei feminino fica mesmo movimentado nesta época. E a base também entra nessa dança. O Esporte Clube Pinheiros está levando a líbero Samantha Guzzman (97) para a Terra da Garoa. A atleta recebeu convite da equipe paulista e vai jogar no juvenil da equipe paulistana. A líbero aceitou e viaja hoje para a capital de São Paulo para treinar na equipe adulta e poder até lutar por uma vaga na equipe na próxima Superliga, já que a veterana Verê parece ter se aposentado. A substituta imediata de Verê é Ju Paes, que tem passagens importantes pela base da seleção brasileira. A segunda vaga do adulto está aberta.
Sassá está feliz com a mudança. Em entrevista exclusiva ao Jornal Passe A, ela aponta o que foi determinante para aceitar o convite. "Vejo que é hora de que minhas experiências sejam maiores. Tive uma linda história no Flu, mas agora gostaria de conhecer outros horizontes", afirma Sassá. A líbero comenta que o clube carioca aceitou bem a transferência. " [O técnico] Hylmer concordou e disse que as portas estão abertas! Disse que concordava com minha saída, que era hora de voar, porque já havia cumprido minha missão aqui [Flu]", esclarece a vice-campeã da Superliga B 2016.
A atleta que esteve no elenco da campanha para a Superliga 2016/17 conta como surgiu a oportunidade. "Me indicaram para o técnico, ele viu meus vídeos jogando e me ligou fazendo uma proposta", relata Samantha. Ela deve morar em apartamento do clube próximo à sede do Esporte Clube Pinheiros, com mais duas ou três atletas do maior Clube Poliesportivo da América Latina. Por lá, Sassá deve ser recebida na equipe juvenil pela antiga rival, ex-Flamengo, a central Julia Queiroz. Julia vestiu a camisa do Pinheiros no começo deste ano e está no elenco que disputa o campeonato paulista da categoria.
Sassá fez questão de lembrar que começou no pré-mirim do Tijuca Tênis Clube com o professor Julio Kunz em 2006. Em 2009, transferiu-se para o Fluminense FC, foi treinada por Guilherme Schmitz nas categorias mirim e infantil. Depois disso, passou a trabalhar com Hylmer Dias. A altura pode ter sido determinante para a mudança de levantadora para líbero. A baixinha Sassá vai deixar saudades nos corações tricolores e cariocas.
11 por 7
Calma, galera! A pressão continua. Com a saída da 11 Sassá, a substituta imediata é a camisa 7 do infanto. Abre-se, então, uma oportunidade para a líbero Gabi Dutra (2º ano) começar a dobrar no infanto e no juvenil das Laranjeiras. E dobrar até quando? A dança das cadeiras ganha capítulo bom e interessante. A jovem ponteira infanto, Cacá (1ºano), convocada para ser líbero da seleção brasileira sub 18, pode vislumbrar trabalhar na posição para a qual foi, na volta do Campeonato Sul-americano, ou mais adiante um pouco. Para quem jurava de pé junto que não havia a menor possibilidade de isso acontecer, de repente é uma boa pulga atrás da orelha.
Passagens de Samantha por seleções na base
2010 - seleção carioca mirim
2011 - seleção carioca infantil
2012 - seleção carioca infantil
2012 - convocada para fase de treinamentos da seleção brasileira infanto
Alguns títulos de Samantha
2016 - Vice-campeã na Superliga B
2016 - Campeã Juvenil da Copa Rio
2016 - Campeã da Copa Cidade Maravilhosa
2015 - Campeã brasileira juvenil de seleções
2015 - Campeã estadual juvenil
2013 - 3º lugar no Campeonato Brasileiro de seleções
2012 - Melhor líbero Infantil Taça Paraná
2009 - Melhor levantadora Mirim Taça Paraná
Reportagem, Foto e Texto: Luciano Villalba Neto / Jornal Passe A
Boa sorte em sua nova "casa"!!!
ResponderExcluir