Em quadra hoje, 15 das 22 pré-convocadas para os primeiros treinamentos da seleção carioca infantojuvenil que visa à disputa do Campeonato Brasileiro de Seleções em 2017. E por falar em seleção, a lista melhores do ano na categoria infantil na opinião do Jornal Passe A só deve sair após a confirmação do título. Momentos decisivos como as finais são importantes para a confirmação de quem vem bem na competição ou do respeito a uma possível surpresa.
E o duelo entre as equipes que decidiram a edição do Estadual em 2015 chega apimentado. No ano passado, o Tijuca surpreendeu o Fluminense e levou o título da categoria nas Laranjeiras e impediu a hegemonia do tricolor em terras cariocas. A última categoria a definir para quem vai o título da temporada 2016 no Estadual de vôlei feminino do Rio de Janeiro é a Infantil. (Assista ao video postado no final deste texto).
Hegemonia tricolor e Rivalidade
Neste ano de 2016, o Flu já conquistou o título no Infanto, no Mirim e no Juvenil. E para disputar o troféu da categoria infantil, conta com um dos destaques do ano, a jovem Mayara em ótima fase e com uma levantadora que veio do vôlei de São Paulo para o Rio e também tem encantado amantes do vôlei carioca com seu jeito de jogar, Isadora Terçariol. Não seria surpresa Isadora pintar na seleção paulista Campeonato Brasileiro de Seleções em 2017. Se no Flu, tem fera, o Tijuca não fica atrás. Maria Cecília e Anne estavam na campanha do título de 2015 e mostraram força e muito jogo no duelo das semifinais deste ano contra o Botafogo.
Sede de título
O Tijuca vem com mistério e uma certa desvantagem numa pegada forte onde gastou muita energia para passar pelo Fogão. Perdeu a primeira partida fora e venceu as outras duas em casa. Na última,o esforço foi bastante grande. E menos 48 horas depois, já tem outra batalha. É o atual campeão carioca contra o vice de 2015. Outro detalhe importante. Esse Flu tem sede de vitória além de ter perdido o título no ano. Esse grupo tricolor foi o que parou a locomotiva do Barra Mansa VC, com a habilidosíssima levantadora mineira Rosi Evaristo, na Taça Paraná 2016. O time barramansense, que não disputou o Estadual RJ 2016, chegava invicto à final do maior torneio de base de vôlei e perdeu para o Fluminense.
Semifinais 2016
Depois de um duelo emocionante que só foi decidido após a terceira partida da semifinal, o Tijuca TC, atual campeão da categoria (2015) garantiu vaga. E o Botafogo vendeu caro a vaga. As meninas alvinegras venceram os dois primeiros sets. Em uma virada sensacional,as tjucanas empataram o jogo, incendiaram a torcida e venceram o tie-break. A partidaça decisiva da semifinal entre Tijuca e Botafogo foi realizada no ginásio alvirrubro da Desembargador Isidro, zona norte do Rio. O outro classificado é o Fluminense, que havia garantido a vaga após vencer o Flamengo duas vezes por 3 sets a 0. Jogou a partida mais recente no dia 13/12.
Arbitragem
A arbitragem do primeiro jogo do confronto decisivo Tijuca x Fluminense está sob a responsabilidade do árbitro Anésio Leão, que tem atuado bem inclusive na Superliga 2016/17. Ele deve ser auxiliado por Mayer Oliveira. Para juízes de linha estão convocados Ulisses Moraes e Pedro Ivo Bianchini. À mesa, a apontadora Lúcia Imbrósio.
Relembrando
Assista ao vídeo com a reportagem do Jornal Passe A na finalíssima do ano de 2015.
Foto/Arquivo Passe A - Celular
Primeiro jogo da Final Infantil de 2015
Créditos: Luciano Villalba Neto
Texto
Luciano Villalba Neto, jornalista
Jornal Passe A
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para postar. Ofensas, palavrões e xingamentos a terceiros impedirão o comentário de ser publicado.