As atletas mirins/infantis convocadas pela Federação de Vôlei do Rio de Janeiro (FVR) para formar a equipe sub-15 do Estado no próximo Campeonato Brasileiro de Seleções da categoria, a Taça Potengi de Lucena, se apresentaram no Clube Militar da Lagoa na segunda-feira passada, 01/08, e começaram os treinamentos. A competição nacional está marcada para o período de 28/11 a 04/12 e agosto deve ser o primeiro período de treinamentos. O professor de Educação Física e técnico das equipes infanto e juvenil do Tijuca TC (TTC), Carlos Henrique Ferreira da Silva - CREF 017055-G/RJ - foi escolhido no dia 15/01/2016 pela FVR para comandar a seleção infantil. Como assistente técnico está Paulo Eduardo Freitas, psicólogo, técnico nível III pela CBV e fiel escudeiro de Carlos Henrique no TTC. O professor Vinícius Fernandes, comandante das equipes infanto e juvenil do Botafogo é o auxiliar técnico da seleção do Rio. Vinícius não esteve nos treinamentos na primeira semana, mas garantiu ao Jornal Passe A que está dentro do projeto e, em breve, se apresenta. O supervisor da equipe é Wilson Silveira, diretor de comunicação da FVR e proprietário do site Rede de Vôlei. Danilo Dias, filho do supervisor e integrante da comissão da base do vôlei feminino Fluminense FC e Gabriel Rabelo são os dois estagiários que completam a comissão técnica da seleção carioca.
A primeira fase de preparação deve ser realizada no Clube Militar da Lagoa e no Tijuca TC com as atletas convocadas. A lista pode sofrer alterações de acordo com o desempenho das jovens jogadoras. Segundo o supervisor, a preparação deve ser interrompida em setembro e voltar em outubro para definições da equipe para a competição nacional. O técnico Carlos Henrique se integrou aos treinamentos na quarta-feira, 03/08. A dupla de técnicos mostra toda a sintonia adquirida desde a época de Botafogo, que se confirma na condução das equipes infanto e juvenil do Tijuca. O técnico Carlos Henrique esteve um pouco afastado das funções no Tijuca, para melhorar condições de saúde. E chega com a conhecida e reconhecida competência para desenvolver o trabalho.
O Jornal Passe A esteve nos treinamentos dos dias 02/08, no Clube Militar da Lagoa, e 03/08,no Tijuca TC. No dia 02, o assistente técnico Paulo Eduardo comandou treinamento após aquecimento iniciado pelo estagiário Danilo Dias. Fundamentos de defesa e de ataque foram os destaques da atividade. Em momentos cruciais, Paulinho parava o treino para corrigir individualmente as atletas. No dia 03/08, as atividades foram iniciadas pelo assistente Paulo Eduardo. O técnico Carlos Henrique comandou o treino e revelou a sintonia como assistente técnico, dando continuidade ao treinamento do dia anterior em atividades que utilizam defesa e ataque. Belo trabalho na primeira semana.
Olhos atentos
Pais e mães são responsáveis pelo transporte das atletas, orientadores, nutricionistas e apoiadores e patrocinadores, permanecem nos treinamentos. Eles ficam ao lado da quadra ou no lugar que conseguem ficar, com olhos atentos e cheios de esperança de ver o melhor das filhas, características marcantes dessa galera que acompanha e patrocina a caminhada das meninas que se dedicam ao vôlei e se preparam para o futuro no esporte e na vida.
Convocadas
Allana Capela #2002 (C. R. Flamengo), Ana Carolina #2002 (Tijuca T. C.), Ana Luiza #2002 (C. R. Flamengo), Beatriz Brito (Tijuca T. C.), Cindy #2003 (CR Flamengo)*, Helena Oliveira #2003 (Botafogo F. R), Lara Kolbow #2002 (Tijuca T. C.), Laryssa Alves #2002 (Fluminense F. C), Letícia Moura #2003 (Fluminense F. C), Letícia Porat #2002 (Fluminense F. C), Marcelle de Arruda #2002 (Tijuca T. C.), Maria Clara #2003 (Fluminense F. C), Maria Eduarda #2003 (Fluminense F. C), Marianna Felipe #2002 (Fluminense F. C), Marianne Silva #2002 (Fluminense F. C), Rafaela #2002 (CR Flamengo)*, Sandra Soares #2003 (C. R. Flamengo), Sara Oliveira #2002 (C. R. Flamengo), Sophia Dantas #2004 (C. R. Flamengo)
* Nome da atleta não encontrado na lista da nota oficial 071/2016 da FVR
Taça Potengi Lucena em 2015
No ano passado, a seleção do Rio de Janeiro foi eliminada na semifinal para São Paulo por 3 sets a 1. Na final da competição, as catarinenses venceram as paulistas no tie-break por 15/8 e ficaram com o título. O Rio ficou com o bronze após vencer a Minas por 3 sets a 1.
Campanha 2015
1º jogo - Rio 3 x 0 Mato Grosso
2º jogo - Rio 1 x 2 Paraná
3º jogo - Rio 1 x 2 Santa Catarina
4º jogo - Rio 2 x 1 São Paulo
5º jogo - Rio 3 x 0 Pará
Semifinal: Rio 1 x 3 São Paulo
Disputa de 3º/4º - Rio 3 x 1 Minas
Texto: Luciano Villalba Neto
Foto cedida ao Jornal Passe A - Créditos: Flavia Renata
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para postar. Ofensas, palavrões e xingamentos a terceiros impedirão o comentário de ser publicado.