terça-feira, 31 de maio de 2016

Meninas do Brasil perdem para poderosa China na estreia do Torneio de Montreux


As meninas da seleção brasileira B perderam para a China por 3 sets a 0 (20/25, 17/25, 22/25) na estreia do Torneio de Montreux, na Suíça, hoje (31/05). As chinesas foram melhor no ataque (39/48) e no saque (3/7). A muralha chinesa não foi tão determinante. No bloqueio, equilíbrio, com pequena vantagem para o Brasil (6/7). As orientais deram menos pontos que o Brasil em erros. Erraram 10 vezes e o Brasil entregou 14 pontos para as adversárias. As maiores pontuadoras da partida foram a oposta Gong  e a ponteira Hui, com 16 acertos cada. Gong fez 13 pontos no ataque, 1 de bloqueio e 3 no saque. Hui acertou 12 ataques, 2 bloqueios e 2 saques. 

No lado brasileiro, a novidade  foi Rosamaria na ponta. O destaque verde e amarelo foi para a oposta Lorenne, que entrou na inversão do primeiro e do segundo set e saiu jogando no terceiro. A atleta que foi reserva do Rexona-AdeS na temporada passada da Superliga 2015/16 marcou 10 pontos (9 no ataque e 1 no saque). A segunda mais eficiente brasileira foi a central Mara, com 8 acertos (7 no ataque e 1 no bloqueio). O site da competição e o próprio SporTV afirmaram que a central Mara Leão é atleta do Fluminense FC. O Jornal Passe A foi atrás da informação. A assessoria do clube carioca negou e afirmou que o elenco da equipe tricolor para a Superliga 2016/17 não está fechado ainda.

A base do time brasileiro é formada por atletas 8 campeãs mundiais sub-23 no ano passado e seus comandantes Wagner Coppini e Hairton Cabral e atletas mais experientes.

Brasil
Naiane e Paula Borgo, Mara e Fran, Rosamaria e Gabi. Líbero: Laís Vasques.
Entraram: Juma, Lorenne, Drussyla e Saraellen
Técnico: Wagner Coppini 
Assistente Técnico: Hairton Cabral

China
Wei e Gong, Yang e Ning Wang, Hui e Liu. Líbero: Mengje Yang.
Entraram: Yao, Yunlu Wang, Qin, Zhang.
Técnico: An Jiaje
Assistente Técnico: Chen Youquan

O Brasil volta à quadra na próxima quinta, 02/06, para enfrentar a Turquia na terceira rodada da competição suíça.

Texto: Luciano Villalba Neto
Foto: Organização do Torneio de Montreux

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Nesta terça, seleção brasileira B estreia contra a China no Montreux Volley Masters


A seleção brasileira feminina de vôlei B começará nesta terça-feira (31.05) a participação no Montreux Volley Masters. A equipe comandada pelo treinador Wagão estreará contra a China, às 13h45 (horário de Brasília), em Montreux, na Suíça. O Brasil lutará pelo sétimo título da tradicional competição e foi campeão pela última vez em 2013. 

O time verde e amarelo está no grupo A que conta ainda com China, Turquia e Bélgica. O grupo B é formando por Sérvia, Holanda, Tailândia e Suíça. As seleções se enfrentarão dentro dos seus respectivos grupos e as duas melhores classificadas passarão para as semifinais. 

A equipe brasileira em Montreux será formada pelas levantadoras Naiane e Juma, as opostas Rosamaria, Paula Borgo e Lorenne, as centrais Fran, Mara, Lays e Saraelen, as ponteiras Gabi Souza, Maira e Drussyla e as líberos Laís e Érica Motta. 

O treinador Wagão, que liderou a seleção sub-23 no título do Mundial da categoria no ano passado, comentou sobre a expectativa para a estreia na Montreux Volley Masters e a participação do Brasil. 

"Esperamos que a equipe se apresente bem. O nosso time é jovem e mesclado com algumas jogadoras com mais experiência. O grupo tem mostrado muita disposição nos treinamentos. Temos uma base do time que foi campeão mundial sub-23 com o reforço de algumas centrais como a Mara e a Fran. Sabemos que a China está com algumas jogadoras da seleção principal. Será uma experiência importante para esse grupo, pois já estamos preparando as jogadoras para o próximo ciclo olímpico", explicou Wagão. 

As brasileiras folgarão na rodada de quarta-feira (01.06) e voltarão à quadra na quinta-feira (02.06), às 13h45, contra a Turquia. 

Tabela Montreux Volley Masters:

31.05 (TERÇA-FEIRA) - Brasil x China, às 13h45 (horário de Brasília) 
02.06 (QUINTA-FEIRA) - Brasil x Turquia, às 13h45 (horário de Brasília) 
03.06 (SEXTA-FEIRA) - Brasil x Bélgica, às 11h30 (horário de Brasília)


Texto e Foto: Divulgação/CBV

Em São José dos Pinhais, Brasil volta a vencer a República Dominicana


A seleção brasileira feminina de vôlei voltou a vencer a República Dominicana. Neste domingo (29.05), o time comandado pelo treinador José Roberto Guimarães superou a equipe caribenha por 3 sets a 1 (25/16, 21/25, 25/16 e 25/14), em 1h56 de jogo, no ginásio Max Rosenmann, em São José dos Pinhais (PR). Na última sexta-feira (27.05), o time verde e amarelo venceu o primeiro jogo contra as dominicanas por 3 sets a 0. 

As centrais Fabiana e Carol foram as maiores pontuadoras entre as brasileiras, com 13 pontos cada. A ponteira Natália, com 11 e as atacantes Sheilla e Fê Garay, com nove cada, também pontuaram bem pelas donas da casa. Pelo lado da República Dominicana, a ponteira De La Cruz foi a maior pontuadora do duelo, com 17 acertos. 

Para a bicampeã olímpica Sheilla, que começou o duelo deste domingo como titular, os confrontos foram importantes para o planejamento das brasileiras para a temporada. 

"O nosso time está começando a crescer e pegar ritmo de jogo. Foram dois bons jogos. Caímos de produção no segundo set e sabemos que isso não pode acontecer. É o início da nossa preparação e temos muito ainda o que melhorar. Foi um bom teste e o apoio dos torcedores foi incrível. Estamos no caminho certo", disse Sheilla. 

A capitã do Brasil, Fabiana, parabenizou o grupo pelo bom desempenho nas partidas contra as caribenhas e agradeceu o carinho do público paranaense. 

"Foi o primeiro passo e essas duas partidas ajudaram a dar ritmo de jogo ao grupo. Sabemos que é um ano que vamos precisar de todas as jogadoras. Sou apaixonada pelo o que faço e sentir o calor da torcida brasileira foi muito especial. Estamos com um grupo unido e todas se ajudando todo o tempo", garantiu Fabiana. 

O JOGO 

Bem no saque, o Brasil começou melhor e fez 3/1. O time verde e amarelo foi para o primeiro tempo técnico com três de vantagem (8/5). A ponteira Natália conseguiu um ace e as donas da casa abriram cinco pontos (11/6). Quando o placar estava 13/7, o treinador da República Dominicana, Marcos Kwiek, pediu tempo. O Brasil seguiu melhor até o final da parcial e venceu o primeiro set por 25/16. 

O Brasil continuou melhor no início do segundo set e fez 5/2. A República Dominicana cresceu de produção, mas o time verde e amarelo foi para o primeiro tempo técnico em vantagem (8/7). Numa boa sequência de saques da levantadora Marte, a República Dominicana abriu três pontos (11/8) e o treinador José Roberto Guimarães pediu tempo. Bem nos contra-ataques, as caribenhas abriram cinco (15/10). A República Dominicana segurou uma reação do Brasil no final da parcial e levou a melhor no segundo set por 25/21. 

A terceira parcial começou equilibrada. Com um ponto de bloqueio da central Fabiana, o Brasil fez 5/4. Quando o placar estava 7/4 para as donas da casa, o treinador da República Dominicana, Marco Kwiek, pediu tempo. Mesmo com a paralisação, o time verde e amarelo manteve o domínio da parcial e, numa bola de segunda da levantadora Dani Lins, fez 11/7. A central Carol conseguiu um ponto de bloqueio e o time da casa abriu cinco (19/14). O Brasil segurou a vantagem até o final e venceu a terceira parcial por 25/16. 

O Brasil manteve o bom momento no início do quarto set e, com um ace da oposta Sheilla, fez 10/5. As brasileiras foram para o segundo tempo técnico com cinco de vantagem (16/11). O Brasil foi melhor até o final do jogo e fechou o set por 25/14 e o jogo por 3 sets a 1.

EQUIPES:

BRASIL - Dani Lins, Sheilla, Natália, Fernanda Garay, Carol e Fabiana. Líbero - Léia 
Entraram - Roberta e Monique 
Técnico - José Roberto Guimarães

REPÚBLICA DOMINICANA - Marte, Mambru, Eve-Castillo, Arias, De La Cruz e Martinez. Líbero - Fernandez 
Entraram - Binet, Peña Isabel, Fersola, Vargas e Dominguez, 
Técnico - Marco Kwiek 

DESAFIO - BRASIL X REPÚBLICA DOMINICANA 

Sexta-feira (27.05) - Brasil 3 x 0 República Dominicana (25/12, 25/20 e 25/21), no Max Rosenmann, em São José dos Pinhais 
Transmissão - SporTV 
Domingo (29.05) - Brasil 3 x 1 República Dominicana (25/16, 21/25, 25/16 e 25/14) Max Rosenmann, em São José dos Pinhais
Transmissão - SporTV

Texto: Vicente Condorelli - CBV
Foto: Gaspar Nobrega/Inovafoto/CBV

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Nas Laranjeiras, conquista do Infantil define hegemonia tricolor na Copa Rio Vôlei Feminino 2016


O comandante da equipe infantil tricolor Guilherme Schmitz é o auxiliar da seleção brasileira B da categoria adulta e está em Saquarema em fase de preparação de torneio internacional que será realizado na Suíça. Nas mãos do assistente Marcos Vinício e do auxiliar Adriano Freitas, as infantis do Fluminense mantiveram a qualidade, venceram o Flamengo por 3 sets a 0 (25/10, 25/11, 25/16) e conquistaram mais um ouro do Vôlei Feminino na Copa Rio 2016. A sede tricolor vai guardar os quatro troféus do naipe feminino — juvenil, infanto, infantil e mirim — conquistados no primeiro turno do campeonato carioca  de 2016.

O Flamengo foi guerreiro e chegou longe. Venceu o bom time do Tijuca na fase classificatória e se garantiu na final sub-15. Uma prata com sabor de ouro para coroar o trabalho de Heloísa Roese e Abel Martins. Agora, os clubes voltam as atenções para a Copa Cidade Maravilhosa. A terceira edição do torneio que reúne equipes de todo o Brasil em terras cariocas começa nesta quinta-feira, 26/05 e vai até o domingo, 29/05. A competição contempla os dois naipes nas categorias mirim, infantil, infanto e juvenil. O Jornal Passe A vai registrar a categoria Infanto no Tijuca Tênis Clube.

Equipes da Decisão Infantil

Fluminense - Campeão

#1 Laryssa, #2 Letícia Leão, #3 Esther, #4 Maria Fernanda, #5 Letícia Moura, #6 Anna Beatriz, #7 Kalme, #8 Isadora, #9 Mariane, #10 Maria Clara,#11 Mayara, #13 Izabella, #14 Amanda, #15 Maria Eduarda, #17 Letícia Porto
Técnico: Marcos Vinício
Auxiliar Técnico: Adriano Freitas

Flamengo

#1 Ana Carolina, #2 Milena Alves, #3 Mylena Arruda, #4 Allana, #5 Mariana, #6 Camila, #7 Ana Luiza, #8 Paola, #9 Rafaela, #10 Bruna, #11 Maria Paula, #12 Marina, #13 Sara, #14 Jéssica, #15 Kize
Técnica: Heloísa Roese
Assistente Técnico: Abel Martins

Texto e Foto: Luciano Villalba Neto

terça-feira, 24 de maio de 2016

Fora de casa, PUC-RIO vence UFRJ na estreia do Carioca Universitário de Vôlei Feminino


A PUC-RIO estava engasgada com a derrota no Torneio Início e foi com tudo pra cima da UFRJ na partida de estreia do Carioca Universitário 2016 de Vôlei Feminino e venceu por 2 sets a 0 (16/25, 22/25). A partida de estreia das duas equipes foi realizada na Ilha do Fundão. As visitantes marcaram 11 pontos a mais que as donas da casa (50/39). Houve equilíbrio no ataque (21/21). No saque e no bloqueio, a equipe da PUC-RIO pontuou mais, 3/7 e 1/4, respectivamente. A UFRJ entregou 18 pontos para as adversárias e a PUC-RIO, 12. A maior pontuadora da partida foi a ponteira Mariana, da PUC-RIO, com 7 acertos (6 no ataque e 1 no saque). Confira o scout do Jornal Passe A no final do texto.

Equipes

UFRJ
Carol Rossi e Carolina, Maria e Taísa, Thamara e Liara. Líbero: Ana Carolina.
Entraram: Diana e Duda
Técnico: Victor Pestana

PUC-RIO
Rafaela e Roberta, Bárbara e Helena, Mariana e Clara. Líbero: Renata.
Entrou:  Maria Luiza
Técnico: Hélcio

Clique aqui e confira os próximos jogos na tabela da competição. 

O jogo

Primeiro set

O set foi praticamente ponto a ponto até o primeiro tempo técnico. A PUC-RIO chega na frente com 6/8, após um erro de saque da UFRJ. Taísa acerta ataque pelo meio, diminui a diferença para dois pontos (9/11) e Duda entra no lugar de Carolina entrou para sacar.  Thamara atacou e a UFRJ encostou de vez no placar, 10/11. Um bloqueio de Helena, um erro de ataque das dona da casa e um ponto de Rafaela fizeram a diferença para as visitantes, 10/14. Victor Pestana pediu tempo. Na volta, Roberta acertou dois saques e levou a PUC-RIO ao segundo tempo técnico à frente, 10/16. Depois do retorno, bela sequência de saques de Roberta e a PUC-RIO faz 10/20 em ponto direto de saque. Erro de levantamento e UFRJ faz 11/20. Erros pra lá e pra cá  e o jogo chega a 12/21. Maria explora pra fazer 13/21. Mariana retoma o saque com bom ataque, 13/22. A central Maria larga e faz mais um, 14/22. Na UFRJ, Carolina volta à quadra no lugar de Duda, na p4. Bárbara explora e faz 14/23. Em erro de saque de Rafaela, a UFRJ respira com 15/23. Thamara, em boa diagonal, esboça reação (16/23). Mariana larga e leva PUC-RIO ao set point e vai sacar. Com bloqueio de Bárbara, as visitantes fecham o set em 16/25 e fazem 1 set a 0. Destaque para a ponteira Thamara, da UFRJ, e para a oposta Roberta, da PUC-RIO. Elas marcaram quatro pontos no set.  Thamara fez os 4 no ataque. Roberta fez 3 de ataque e um de saque. Nos fundamentos, a PUC-RIO foi melhor no saque (0/4) e no bloqueio (1/4). Equilíbrio no ataque, com 10/9 para a UFRJ. As visitantes contaram com mais erros adversários, 8/5.

Segundo set

Com um bloqueio e um ponto de saque a UFRJ faz 2/0 no início do set. Erro de saque e PUC-RIO faz 2/1. Ace de Rafaela e o jogo está empatado, 2/2. Em ataques, UFRJ faz 4/2. Mariana desconta para as visitantes e encosta, 4/3. Maria saca para fazer 5/3 para a UFRJ. Troca de pontos e as anfitriãs chegam ao tempo técnico na frente, 8/5. Jogo é pegado e em 13/11, após saque bom de Liara, a PUC-RIO pede tempo. A parada faz bem às visitantes. Elas viram o jogo para 13/15 em erro de ataque das donas da casa. Por reclamação, a equipe do Fundão toma cartão amarelo.  A oposta Roberta leva a PUC ao segundo tempo técnico, 13/16. Na volta, ataque de Carolina pela saída e UFRJ encosta. PUC muda o time. Malu entra no lugar de Mariana. Roberta faz 14/17 ao explorar  o bloqueio adversário. Taísa reage e faz  15/17. Duda entra no jogo para sacar. A PUC  ataca e retoma o saque e faz boa sequência, 16/20. Tempo para a UFRJ. Na volta, Taísa marca e faz 17/20. Diana entra no lugar de Taísa para sacar. As anfitriãs chegam a 19/20 em ataque de Maria pelo meio. A PUC pede o segundo tempo e, na volta, abre três pontos, 19/22. Victor Pestana pede o segundo tempo. Erro de saque da PUC e placar chega a 20/22. Carolina retorna à quadra no lugar de Duda. Erro de saque de Carol Rossi e a partida chega a 20/23. Muita pressão para o time da casa que perde por 1 set a 0. Se a PUC fechar o set, fecha o jogo. Erro de ataque das visitantes, 21/23. UFRJ respira. Erro de ataque de Roberta e UFRJ encosta. Mariana ataca e leva a PUC-RIO ao match point, com 22/24. Erro na defesa da casa e não há tempo para mais nada. PUC-RIO vence o set, 22/25, faz 2 sets a 0 e sacramenta a vitória na estreia do Carioca Universitário 2016. Destaque para a ponteira Mariana, da PUC-RIO, com 5 acertos (4 no ataque e 1 no saque). Nos fundamentos, equilíbrio no saque (3/3). As equipes não marcaram pontos de bloqueio. Equilíbrio no ataque, com 11/12 para a PUC-RIO. E mais uma vez, as visitantes contaram com mais erros adversários, 10/7.

Números do Jogo



UFRJ
1º set
2º set
T
PUC-RIO
1º set
2º set
T
Atleta
S
A
B
Ea
T
S
A
B
Ea
T

Atleta
S
A
B
Ea
T
S
A
B
Ea
T

1
Carolina

1


1

2


2
3
1
Renata











2
Taísa

1


1

3


3
4
2
Clara
1
1


2

4


4
6
3
Thamara

4


4

1


1
5
4
Helena

1
2

3
1
1


2
5
4
Maria

2
1

3
1
2


3
6
6
Rafaela

2


2
1



1
3
5
Duda











7
Julia











7
Diana











8
Mariana

2


2
1
4


5
7
8
Ana Carolina











12
Maria Luiza











10
Liara





1



1
1
13
Luciana











12
Carol Rossi

1


1
1
2


3
4
17
Roberta
3

1

4

2


2
6
17
Brenda











18
Bárbara

2
1

3

1


1
4













19
Beatriz












N. identific

2


2

1
1

2
4

N. identific

1


1





1

Erro advers
3
1

1
5
2
2

3
7
12

Erro advers
2
1
2
3
8
3
2
1
4
10
18
0





17




22
39
2





25




25
50

Texto e Fotos: Luciano Villalba Neto / Jornal Passe A