sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A caminhada para ser atleta é dura... Cada detalhe pode ser fundamental


Um jovem talentoso ou muito alto sempre chama a atenção de observadores e de quem está ligado de voleibol, não é verdade? E se ele é novinho e tem muito tempo para ser trabalhado, ainda melhor. É um jogador que tem potencial! Mas para ser atleta e seguir um caminho rumo a equipes e competição de alto nível, há uma série de detalhes. A saúde é fundamental! A vida do atleta de alto rendimento é dura, duríssima!
O jogador de futebol Zé Roberto, hoje no Palmeiras, provável campeão brasileiro 2016, inspira atletas de todas as modalidades com o vigor físico que apresenta, além de todo o talento. Com mais de 40 anos de idade, ele se orgulha de dizer que se cuidou desde a juventude. O alerta serve para atletas da base e adultos, membros de comissões técnicas e até mães e pais de quem deseja brilhar por campos e quadras no Brasil e no mundo do esporte.
É claro que a vida está aí para ser vivida. Mas quem quer ser atleta tem que fazer sacrifícios de verdade. Cada treino perdido, cada festa que substitui o descanso são pontos a menos na evolução. Não há lugar para mais ou menos. Lembro agora da frase que Tcheco (foto), jogador de futebol que brilhou no Coritiba e no Grêmio, me disse. À época, eu era o chefe da equipe de odontologia e coordenador de saúde do Centro de Futebol Zico do Distrito Federal (CFZ/DF). “Luciano, eu vi muitos jogadores muito melhores que eu ficarem pra trás!”
Luciano Villalba Neto Cirugião-Dentista, Especialista em Saúde Coletiva, Jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para postar. Ofensas, palavrões e xingamentos a terceiros impedirão o comentário de ser publicado.